SEMINÁRIO 1 OUTUBRO 2025, LISBOA | ARGILA EXPANDIDA: SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA EM SOLUÇÕES GEOTÉCNICAS
A Leca Portugal S.A. e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. (LNEC) têm a honra de convidar a comunidade técnica e científica para o seminário "Argila Expandida: Sustentabilidade e Resiliência em Soluções Geotécnicas", a realizar-se no próximo dia 1 de outubro de 2025, no Grande Auditório do LNEC, em Lisboa, com o apoio institucional da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Ordem dos Engenheiros (OE).
O seminário contará com a participação de especialistas de centros de investigação, universidades, empresas e entidades públicas, num espaço de debate sobre boas práticas em engenharia geotécnica.
Serão apresentados casos de estudo, investigação aplicada e critérios de projeto com argila expandida, em contextos como fundações sobre solos moles, aterros rodoviários e ferroviários, taludes e reabilitação urbana, incluindo o projeto PEDLER, em curso no CEDEX (Madrid). Trata-se de uma oportunidade para atualização técnica e aproximação entre o meio académico e profissional.
A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia. Contamos com a sua presença!
Descubra como a argila expandida contribui para uma geotecnia mais ecológica e resiliente.
Conheça obras de referência que comprovam a eficácia destas soluções.
Fique a par dos mais recentes desenvolvimentos nesta área de especialidade.
Encontre projetistas, empreiteiros, concessionárias, autarquias e universidades.
Promove a integração de soluções sustentáveis nos currículos académicos.
Organização conjunta da Leca Portugal e do LNEC, com apoio institucional da SPG, DGEG e OE.
09h00 Registo e receção aos participantes
10h00 Sessão de abertura
10h30 Comportamento mecânico de agregados leves de argila expandida
Andrea Brito, Laboratório Nacional de Engenharia Civil
11h00 Coffee break
11h30 Sustentabilidade em obras geotécnicas: estudo comparativo
Ana Raquel Fernandes, Leca Internacional
12h00 Muros de suporte: como dominar as ações
Domingos Moreira, VEconcept - Value Engineering Concept
12h30 Almoço livre
14h30 Comportamento dos agregados leves de argila expandida em vias-férreas de alta velocidade
José Estaire, CEDEX - Centro de Estudios y Experimentación de Obras Públicas
15h00 Expanded clay in railway embankments
Ying-Ching Lin, Ramboll Finland
15h30 Coffee break
16h00 Aplicação de geogrelhas em combinação com agregados leves de argila expandida
José Luis Cuenca Lorenzo, Solmax Iberia
16h30 Soluções geotécnicas de aterros de compensação com recurso a agregados leves de argila expandida
Alexandre Pinto, JETsj Geotecnia
17h00 Encerramento
JETsj Geotecnia
Leca Internacional
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
VEconcept - Value Engineering Concept
CEDEX
Centro de Estudios y Experimentación de Obras
Solmax Iberia
Ramboll Finland
As inscrições estão limitadas à capacidade do auditório. Reserve o seu lugar com antecedência .
Alexandre Pinto é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST), onde também concluiu o mestrado em Engenharia de Estruturas, complementado com um mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. É Professor Associado Convidado no IST e tem uma carreira marcada por forte envolvimento associativo e técnico na área da geotecnia. É membro sénior e especialista em geotecnia da Ordem dos Engenheiros, onde exerceu cargos de coordenação na especialização de Geotecnia. Presidiu à Sociedade Portuguesa de Geotecnia (2020–2024) e lidera atualmente a Comissão Portuguesa de Geotecnia nos Transportes (2024–2028). Foi também Presidente da Comissão Organizadora da ECSMGE 2024. Desde 2004, é sócio-gerente e diretor técnico da JETsj – Geotecnia, Lda.
Ana Raquel Raimundo Fernandes é Engenheira Química com mestrado pela Universidade de Coimbra e uma pós-graduação em Economia e Gestão Industrial. Recentemente, terminou o curso executivo Saint-Gobain Future Liders na ESADE. Exerce funções como Sustainability Specialist na Leca International (Saint-Gobain), onde alinha as estratégias de sustentabilidade com os objetivos de negócio e acompanha projetos sustentáveis a nível internacional. É ainda responsável pelo desenvolvimento das Declarações Ambientais de Produto dos produtos Leca® nos diferentes países. Anteriormente, desempenhou funções na Leca Portugal como responsável de laboratório, assegurando o controlo de qualidade e colaborando no desenvolvimento de novos produtos. Tem competências técnicas em caracterização de argila expandida, otimização de processos e inventário de gases com efeito de estufa.
Andrea Brito é Investigadora Auxiliar no LNEC, com cerca de 20 anos de experiência na área da Geotecnia e mecânica dos solos. Doutorada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, especializou-se na modelação numérica e física do comportamento de geomateriais aplicados a barragens de aterro, aterros, fundações e estruturas de suporte. Iniciou a sua carreira como Engenheira Projetista na empresa COBA e desenvolveu trabalho de investigação no LNEC ao longo de várias fases da sua formação académica e científica. Lecionou unidades curriculares de Engenharia Sísmica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Os seus principais interesses incluem segurança de barragens, avaliação de risco, ensaios laboratoriais e desenvolvimento de modelos constitutivos.
Domingos Eduardo Casal Moreira é engenheiro civil, licenciado pela FEUP com especialização em estruturas. Membro sénior da Ordem dos Engenheiros, é fundador e CEO da VEconcept, tendo anteriormente desempenhado funções de direção no GEG. Conta com mais de duas décadas de experiência em projeto, coordenação e fiscalização de obras de engenharia civil, destacando-se nas áreas de pontes, túneis, barragens, reabilitação estrutural e data centers. Paralelamente, desenvolveu atividade pedagógica no ensino superior e em pós-graduações, e tem um percurso ativo em congressos técnicos e publicações científicas.
José Estaire é engenheiro doutorado, trabalha no Laboratório de Geotecnia do CEDEX como consultor sénior em engenharia geotécnica e foi também professor assistente na Universidad Politécnica de Madrid. Atualmente, é o responsável pela infraestrutura de ensaios CEDEX Track Box. Está envolvido no desenvolvimento da Segunda Geração do Eurocódigo 7 há mais de 10 anos, sendo um dos membros do CEN-SC7-PT6 (o comité de redação final do futuro Eurocódigo 7). Foi também o coordenador do comité que redigiu as diretrizes da UIC relativas ao projeto e manutenção de aterros em linhas ferroviárias.
José Luis Cuenca Lorenzo é licenciado em Ciências Geológicas e mestre em Engenharia Geológica pela Universidad Complutense de Madrid. Iniciou a carreira em 1998, colaborando em estudos geotécnicos para o AVE Madrid-Zaragoza e investigando o uso de geossintéticos em obras lineares. Desde 1999, assumiu funções de direção técnica no Grupo Polyfelt, tendo acompanhado as aquisições por parte da Royal Ten Cate e posteriormente da SOLMAX, onde é actualmente Director da SOLMAX IBERIA, S.L. É membro ativo há mais de 25 anos em diversos comités técnicos nacionais e internacionais ligados à geotecnia, estradas e normalização, sendo cofundador do capítulo espanhol da International Geosynthetics Society. Em 2023, foi distinguido com a Medalha de Aportação Técnica à Estrada pela Associação Técnica de Estradas. É também orador e moderador frequente em eventos técnicos e científicos de relevo.
Ying-Ching Lin é engenheira de geotecnia com cinco anos de experiência focada em projectos de infraestruturas, com especialização em caminhos-de-ferro, parques eólicos offshore e barragens de rejeitados industriais. Trabalha atualmente na Ramboll Finland Oy como projetista de geotecnia e anteriormente exerceu funções na Geoinventions Consulting Services, na Austrália. Conduziu estudos e workshops sobre a utilização de agregados leves de argila expandida em aterros ferroviários, colaborando com a Agência de Transportes da Finlândia. Participou em estudos para parques eólicos offshore na Finlândia e Suécia, elaborando relatórios e prestando apoio em campanhas geotécnicas. No sector industrial, realizou análises e dimensionamento de barragens de rejeitados. É mestre em Engenharia Civil com especialização em geotecnia pela Universidade Aalto (Finlândia), tendo recebido o prémio de Melhor Tese de 2021 pela Sociedade Geotécnica Finlandesa, com um estudo sobre o uso de agregados leves Leca® em aterros ferroviários.